segunda-feira, julho 4, 2022
Início Notícias Ministério da Saúde não resolveu falha que causou subnotificação de casos, diz...

Ministério da Saúde não resolveu falha que causou subnotificação de casos, diz Sesab

Em nota, pasta federal afirma que processo de notificação está ocorrendo normalmente e base de dados está preservada.

A Secretaria da Saúde da Bahia informou nesta sexta-feira (19) ter notificado o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) sobre uma instabilidade no sistema do e-SUS que resultou numa subnotificação dos registros de Covid-19 contabilizados no estado e em ao menos outras seis unidades da federação. Segundo o órgão estadual, ainda não houve solução do problema.

A falha ocorreu na quinta (18), quando a ferramenta da pasta federal contabilizou apenas 650 novos casos da doença em todo o território baiano, dado considerado baixo, uma vez que boletins de dias anteriores mostravam que o número de infectados era quase três vezes maior: eram 1.587 na terça (16) e 1.720, na quarta (17)  —desde o início da pandemia, o total de casos chega a 41.577, com 1.263 mortes.

Ao bahia.ba, a Sesab afirmou, contudo, que, até o fechamento do boletim epidemiológico estadual, pela manhã, o Ministério da Saúde não havia resolvido a intercorrência.

“O fato causou uma queda nas notificações oficiais da doença em diferentes estados, a exemplo do Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, conforme observado em matérias veiculadas nacionalmente”, diz nota encaminhada à reportagem.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o processo de notificação de casos suspeitos do novo coronavírus está ocorrendo normalmente e disse que base de dados está preservada.

“É importante destacar que existem duas formas de exportação de dados do sistema e-SUS Notifica: diretamente do aplicativo ou por meio de uma aplicação (API). Este último utiliza tecnologia mais leve e é indicado para grandes volumes de dados, caso de secretarias estaduais de saúde e de grandes municípios. Ocorre que algumas unidades da federação utilizaram o aplicativo para exportação de dados, o que não é recomendado”, justificou o órgão.

RELATED ARTICLES

Biden se aproxima da vitória, mas consolidação de resultados dependerá de batalha judicial

Depois de vencer nos estados de Wisconsin e Michigan, o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, está próximo de derrotar o republicano Donald...

Santa Teresinha – Convenção do PP oficializa Zé de Zila e Pitucha Andrade

O partido progressista, PT, PSB 40 e PSOL oficializou a candidatura de Zé de Zila para prefeito e Pitucha Andrade como vice-prefeito de Santa...

Daiane dos Anjos é Clarice têm seus nomes oficializados em convenção partidária

O PSD de Itatim oficializou, neste domingo (13), através de convenção municipal, o lançamento da enfermeira Daiane dos Anjos, como candidata a prefeita, e...
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments